Toronto – Dia 27 – Steam Whistle Brewing

Olá a todos, voltei aqui pra contar um pouco de como foi a minha visita à essa micro cervejaria que produz a sua cerveja aqui quase no centro de Toronto, bem ao lado da CN Tower!

Caixa d'água da Steam Whistle

A Steam Whistle é uma cerveja fabricada em Toronto e vendida em três estados canadenses!

A empresa foi fundada por três amigos que eram funcionários de uma cervejaria chamada Old Canada (ou algo assim) e que foi adquirida por uma empresa grande e teve todos os funcionários demitidos!

Um dia, os três, desempregados, estavam em volta de uma fogueira enquanto acampavam e perceberam que eles não precisavam daquele antigo emprego, que podiam criar a sua própria cervejaria! Assim nasceu a 3 Fire Guys Brewery! Sim, o primeiro nome da Steam Whistle foi esse aí.

Enquanto eles procuravam em Toronto um lugar pra instalar a sua cervejaria, eles perceberam duas coisas:

1) O nome 3 Fire Guys não ia dar muito certo comercialmente;

2) A população estava ficando cada vez mais imersa na correria do dia a dia, e estava deixando passar pequenos momentos importantes, como estar com os filhos ou tomar uma boa cerveja no fim da tarde, para trás;

Percebendo isso, eles tomaram duas decisões, a primeira era que na cervejaria que eles iam abrir haveria uma regra básica, os turnos de trabalho seriam respeitados, das 9:00 às 17:00 e pra que todos se lembrassem disso eles queriam um sinal, que fosse acionado quando desse a hora de parar de trabalhar! Vale lembrar que a cervejaria foi aberta em 1996 ou 1997, não estou bem certo, mas é extremamente jovem!

E foi assim que eles tiveram a idéia do apito à vapor! Além de ser um excelente sinal, acabou dando origem ao nome da cervejaria e sua logo, aliás, devo dizer que achei o nome e a logo excelentes!

Logo da Steam Whistle

Após muita procura, eles conseguiram encontrar o lugar, uma Roundhouse próxima à CN Tower e ao Ontario Lake!

Explicando Roundhouse: Garanto que os homens todos lembraram do Roundhouse Kick do Chuck Norris, mas não tem nada a ver com isso! Uma Roundhouse nada mais é do que uma estação de manutenção de trens! Atualmente, a Roundhouse onde a Steam Whistle está instalada é a última no Canadá, e uma das 3 últimas na América do Norte! Por esse motivo, foi tombada como patrimônio histórico!

A Steam Whistle me chamou a atenção por vários fatores, que eu quero listar aqui:

  • Demonstam um cuidado especial com a história do prédio onde se instalaram, e incorporaram isso à cultura da empresa;
  • Têm uma atenção muito grande à qualidade do produto que fabricam;
  • Utilizam apenas 4 ingredientes na fabricação (incluindo a água), mesmo quando a lei em Ontario permite 108;
  • Utilizam uma garrafa mais cara pois possui 33% mais vidro que as garrafas convencionais, permitindo reutilizá-las até 35 vezes contra as 13 das garrafas convencionais;
  • A logo é “cozida” na produção da garrafa, sendo assim desnecessária a reimpressão do rótulo a cada reenvase;
  • Importam latas de 500ml porque esse é o padrão na Europa, onde as cervejas foram criadas, enquanto as outras apenas têm de 491ml;
  • Incentivam a cultura local ao convidar artistas para expor na sua cervejaria, sendo que apenas pedem ao expositor a doação de uma peça para o acervo deles;
  • Possuem uma área de eventos que normalmente recebe eventos de caridade, shows, ou até mesmo, de acordo com o guia, o Campeonato Nacional de Joken-Pô;
  • Gostam da cultura cervejeira dos anos 50, que é expressa através das suas garrafas, logo, e até dos souvenirs;
  • Possuem uma equipe que circula entre os bares que oferecem Steam Whistle direto da chopeira, limpando a linha que abastece a marca deles, garantindo assim a qualidade da cerveja entregue ao consumidor;
  • Possuem outra equipe que circula nos pontos de venda, verificando se a Steam Whistle exposta ali está dentro do prazo que eles estabeleceram como melhor prazo de consumo, 90 dias! Caso tenha ultrapassado, eles reabastecem o fornecedor sem custo adicional;

Exposição na área do bar da Steam Whistle

Devido a esses fatores eu digo a vocês que sem dúvidas a empresa merece uma atenção especial! Comprei duas garrafinhas lá pra gelar aqui do lado de fora da minha janela! Uma já foi, a outra, quem sabe daqui a pouco!

Vejam as fotos e comentem!!

Toronto – Dia 27 – Steam Whistle

Related Posts with Thumbnails
Share

4 Comentários

  1. Po que bacana!!! Não sou muito fã se cerveja, mas sou fã de quem faz as coisas bem feitas!!! Beijos maninhuuuuuuu

  2. Sensacional, amor!!
    <3 <3

  3. EU QUERO TRABALHAR LÁÁÁÁÁÁ!!!!!
    Sensacional! Outra vez vejo que o Canadá é mais que 1º mundo! Prova disso é sua descrição dos cuidados que eles tem com horários, com a preservação do prédio e com a ecologia, pelo que se vê nas fotos (energia eólica, garrafas, rótulos, etc.).
    Genial também toda a idéia da marca, que associa o fim do turno, mas também que é hora de tomar uma, pra galera de fora da fábrica!
    P.S.técnico: achei incrível a foto 11, pois além do freezer servir como “dispenser” pra quem colocar a moedinha, o sistema garante que as primeiras cervejas que entram são as primeiras que saem, o que evita que cervejas “envelheçam” esquecidas no fundo do freezer.

  4. Show de bola
    estive lá em Janeiro de 2011 e o atendimento foi muito legal tomei 2 choop na faixa lá cortesia da casa…
    acabei esquecendo uma sacola no balcão voltei no outro dia e o pessoal havia guardado o meu material..
    vale muito a pena a visita no local
    abraços
    Ayres – Marília/SP

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Toronto – Dia 27 – Steam Whistle Brewing | Behar Trips -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by André Behar, Debora Behar. Debora Behar said: RT @papaleguas: Novo post no…

Deixe uma resposta